sábado, 12 de março de 2011

Sabádo,dia 12/03/2011
DIRETO DO JAPÃO ESPECIAL:

Japão é pego de surpresa pelo terremoto e tsunami


O Japão foi vítima de um abalo sísmico que atingiu o leste do Japão nesta sexta-feira, dia 11 por volta de 2hs da da madrugada. Sendai, a cidade mais atingida pelo terremoto na costa japonesa. Mais de mil pessoas podem ter morrido devido ao forte terremoto que provocou um tsunami que levou pela frente centenas de imóveis e veículos, informou a agência "Kyodo", órgão oficial do governo japonês.
O Ministério da Defesa disse que cerca de 1.800 casas na província de Fukushima foram destruídas, por isso o número final de mortos pode passar de mil, segundo a "Kyodo".
Por enquanto, a apuração oficial fala de 133 mortos e 531 desaparecidos pelo terremoto, enquanto as autoridades da cidade de Sendai dizem que pode haver entre 200 e 300 vítimas do tsunami que devastou essa região litorânea.
O Governo enviou cerca de 8 mil militares às áreas afetadas para os trabalhos de resgate, além de uma equipe às imediações da usina nuclear de Fukushima, cujo sistema de ventilação foi danificado pelo terremoto.
Segundo a operadora Tokyo Electric Power, o nível de radiação e de pressão está aumentando em um dos edifícios que abriga a turbina de um dos reatores nucleares.
Nos arredores da instalação nuclear foram evacuados cerca de 3 mil moradores, enquanto em Tóquio o porta-voz do Governo, Yukio Edano, assegurou que a situação no local está sob controle.
O porta-voz também advertiu que o número de vítimas pode ser "extremamente alto" e pediu aos cidadãos que se mantenham em alerta para as inúmeras réplicas do terremoto, que até o momento já ultrapassaram as 60, algumas delas próximas aos 7 graus Richter.
O Ministério da Defesa organizou uma força conjunta com os militares dos EUA desdobrados no Japão para realizar de forma coordenada os trabalhos de resgate, para os quais já preparou 300 aviões e 40 navios.
Tóquio, 11 mar (EFE).- Cerca de 60 réplicas do terremoto de 8,9 graus na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que às 14h46 (horário local, 2h46 de Brasília) sacudiu nesta sexta-feira o nordeste do Japão foram sentidos durante o resto do dia no país, segundo a Agência Meteorológica japonesa.
A intensidade das réplicas oscilou entre o nível 3 e o 5 na escala japonesa, com um máximo de 7 - o do devastador terremoto - e que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do tremor.
Logo após acontecer o terremoto, o maior da história do Japão, houve cinco tremores mais de pelo menos 7 graus na escala aberta de Richter e, desde as 15h45 (3h45 de Brasília), as réplicas oscilaram entre os 3,8 graus e 6,8 graus Richter.
A réplica de 6,8 graus foi registrada às 16h20 (4h20 de Brasília) e a de 3,8 graus na escala Richter aconteceu às 20h16 (8h16).
O Governo do Japão pediu à população que esteja preparada para novas réplicas, que inclusive poderiam chegar a atingir a mesma intensidade que o terremoto desencadeante de um tsunami no litoral leste do país.
Tóquio, 11 mar (EFE).- O Governo do Japão advertiu que o terremoto que atingiu o país nesta sexta-feira causou um número "extremamente alto" de vítimas e pediu à população que esteja preparada para novas réplicas de grande intensidade.
A última apuração oficial eleva a pelo menos 137 o número de mortos por conta do terremoto de 8,9 graus Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), enquanto o tsunami registrado em seguida teria causado pelo menos outras 200 mortes na cidade de Sendai, segundo as autoridades locais.
O porta-voz do Governo, Yukio Edano, pediu aos cidadãos que se mantenham em alerta para possíveis réplicas, que, segundo disse, poderiam alcançar a mesma intensidade do terremoto original.
O tremor destruiu edifícios e paralisou o transporte no nordeste do Japão, enquanto o tsunami arrastou centenas de casas e veículos e, por isso, espera-se que o número de vítimas fatais se eleve com o passar das horas.
O Ministério da Defesa informou que foi criada uma força conjunta com os militares dos EUA desdobrados no país para realizar os trabalhos de resgate.
Neste sentido, Edano detalhou que as forças americanas estão avaliando a possibilidade de enviar um porta-aviões com helicópteros para participar das operações, enquanto o Ministério da Defesa conta com 300 aviões e 40 navios para executar os trabalhos de assistência.
As buscas estão especialmente intensas nas províncias de Miyagi e Iwate, duas das mais afetadas pelo terremoto, que teve seu epicentro a 130 quilômetros do litoral e a 20 quilômetros de profundidade.


Confira a reação dos famosos latinos em relação às catástrofes no Japão



Depois de ver as primeiras imagens da tragédia no Japão, os famosos latinos postaram suas mensagens externando sua preocupação e apoio às vítimas.


Confira:

Thalía:  "Terríveis imagens do Japão. Tsunami chegando ao Hawaii. Perigo para a Califórnia, México e América Central, temos que fazer uma corrente de oração já! corrente de oração por nossos irmãos em perigo, por nosso planeta, pela misericórdia de nosso Deus. O poder da oração em nossas mãos!".

Poncho De Anda: "Minhas orações e pensamentos estão com as vítimas do devastador terremoto do Japão"

Raul Gonzalez: "Senhor, te peço Paz, Calma e Serenidade para o mundo".

Aaron Díaz: "Temos que começar a pedir pelo Japão e lugares que pode chegar a ser afetados por esta desgraça, vamos começar já por favor".

Silvia Navarro: "Olá mundo...hoje sentimos uma dor pelo Japão, Se cuidem, vamos mandar muita energia positiva, luz, oremos, para todas as cidades que estão em alerta. Força!".

David Bisbal: "Minha mãe, acabo de ver as noticias e as imagens do terrivel tsunami no Japão. Estamos todos com vocês, muita força".

Juanes: "Em oração pelo Japão".

Kalimba: "Vamos colocar nosso coração em oração pelo Japão.  Vamos começar a nos focar no que importa de verdade, cuidar e amar uns aos outros".

Ana Barbara: "Vamos unir nossos pedidos à Deus e oremos por nossos irmãos do Japão".

Belinda: "Força para todos que sentem medo".

Maite Perroni: "É uma pena o que aconteceu no Japão!! Em um segundo nossa vida pode mudar!! Vamos dar o melhor de nós e pedir pelo Japão".

Danna García: "Minhas orações estão com os japoneses. Vamos nos unir em oração por eles".

Sebastian Rulli: "Impressionados com a força da natureza!!! Vamos pedir muito pelas pessoas afetadas no Japão e ajudemos dentro de nossas possibilidades!".

Marco Antonio Solis: "Que pena o que aconteceu no Japão!!! As desordens naturais são só uma resposta  âs nossas desordens de consciencia".

Angelica Vale: "Que dor pelo que aconteceu no Japão! Temos que mandar muito amor e pedir por nossos irmãos de lá. Que Deus abençõe sempre".

Dulce María: "Como um tsunami no Japão, pode fazer que suas ondas baguncem o maldito coração".


























Nenhum comentário:

Postar um comentário